Como administrar a raiva e ter saúde emocional?

outubro 15, 2008 às 11:06 am | Publicado em Artigos | Comentários desativados em Como administrar a raiva e ter saúde emocional?

Ninguém está livre! A raiva é um sentimento que aparece quando nos sentimos impotentes ou frustrados. Trata-se de um mecanismo de autodefesa sem o qual o ser humano permitiria que passassem por cima dos seus desejos. Mas, quando esse comportamento se torna uma rotina, aí você tem um problema.

No momento da explosão, os hormônios se desequilibram e a pressão arterial aumenta, assim como os batimentos cardíacos. A corrente sanguínea é inundada por adrenalina, que provoca a contração dos vasos sanguíneos e pode levar à hipertensão e ao infarto.

Além disso, a raiva também libera de duas a cinco vezes mais cortisol, o hormônio do estresse, altamente tóxico ao corpo. Essa substância pode desencadear problemas de saúde e emocionais.

Dicas para diminuir a raiva:

Pare e respire

Sente-se no chão com a coluna ereta e as pernas cruzadas, com a direita na frente por baixo da perna esquerda.

A mão direita segura o pulso esquerdo por trás, nas costas. Inspire pelo nariz e, ao expirar, vá inclinando o tronco lentamente, à frente, com a intenção de tocar a testa no chão.

Pare e segure a respiração por 8 segundos. Inspire e volte à posição original. Repita 8 vezes. Essa prática ajuda a baixar os níveis de cortisol e a evitar os efeitos prejudiciais da irritabilidade.

Tenha atitudes saudáveis

Não é feio nem errado sentir raiva, até mesmo de quem amamos. Aprenda a contar pelo menos até 3 e respire fundo – isso ajuda a diminuir o excesso de adrenalina.

Exponha a sua raiva, sem brigar, para quem a provocou. Engolir a irritação pode até deixá-la doente! E tente resolver a causa do que causou a irritabilidade. Esse sim é o melhor remédio.

Coma devagar

Nos momentos de raiva, é comum ter vontade de comer chocolate, biscoitos, doces e pães.  Então cuidado!

Para recuperar a tranqüilidade, faça uma dieta desintoxicante, reduzindo sal, gordura e tomando muito líquido.

http://mdemulher.abril.com.br/anamaria/indices/edicoes/000/saude/anamariamateria_226551.shtml- modificado por Adriana Almeida

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