Estresse e a saúde emocional

agosto 4, 2008 às 7:55 am | Publicado em Artigos | Comentários desativados em Estresse e a saúde emocional

O mundo moderno e competitivo apresenta uma diversidade de estímulos e características que podem colocar o indivíduo em estado de alerta constante e isso pode gerar desconforto, tensão ou mesmo ansiedade, podendo gerar o estresse. Portanto estresse é definido como uma alteração global de nosso organismo para adaptar-se a uma situação nova ou às mudanças de um modo geral.

É comum a pessoa que sofre de estresse comentar: “estou sob pressão” isso significa que o estímulo é persistente e é percebido como algo negativo. Hans Selye, estudou o estresse na década de 30, destaca três tipos de estágios do estresse: 1°- é o estado de alerta, o 2°- é o período da adaptação, é neste momento que as alterações fisiológicas ocorrem, com a intenção de resolver o problema ou se ajustar a ele, mas quando isso não acontece o organismo entra na terceira fase que é o esgotamento, neste as conseqüências são mais nocivas, pois afetam o indivíduo não só de forma física mas também emocional e consequentemente o comportamento social. Os sintomas aparecem em graus diferentes, como: diminuição da concentração, depressão, pessimismo, queda da resistência imunológica, mau-humor, cansaço, irritabilidade, baixa da libido. As doenças psicossomáticas também podem ser desencadeadas ou agravadas, são elas: úlcera gástrica, problemas dermatológicos, queda de cabelo, infertilidade, herpes, etc.

O estresse é pode ser considerado benéfico, pois o indivíduo fica mais atento aos problemas ou dificuldades, se tornando, portanto menos indefeso. Qualquer situação mesmo benéfica para o ser humano pode trazer estresse, como por exemplo, o nascimento de um filho, casamento ou a promoção no trabalho tão esperada.

“As características desse Estresse positivo são: aumento da vitalidade, manutenção do entusiasmo, do otimismo, da disposição física, interesse, etc. Por outro lado, o Estresse patológico e exagerado pode ter conseqüências mais danosas…” ( Ballone GJ, 2005)


Dicas para diminuir o estresse:

  • Identifique as situações que causem tensão.
  • Planeje-se e nunca se sobrecarregue.
  • Seja tolerante consigo mesmo(a) e com os outros.
  • Tenha sistematicamente momentos de lazer e descanso.
  • Quando precisar peça ajuda.
  • Faça exercícios físicos e técnicas de relaxamento.

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